Uma das épocas mais gostosas do ano, depois do Natal, sempre traz aquela dúvida cruel, na Páscoa: Chocolate faz bem ou mal a saúde? Bom, se essa é também uma de suas preocupações, veja agora, como é possível curtir a Páscoa sem futuras dores de cabeça.

O chocolate é rico em flavonóides, que por sua vez tem efeito antioxidante – sendo, portanto, benéfico para a pele atuando como antienvelhecimento, porém, o delicioso alimento também contém gordura saturada e açúcar que podem, em excesso, ser prejudiciais para pele. O açúcar hoje é apontado como vilão no processo de envelhecimento do organismo, inclusive a pele, assim acontece o fenômeno que tem um nome 'horrível'- glicação.

Não existe nenhuma confirmação cientifica de que exista correlação direta entre a ingestão de chocolate e aparecimento de acne, mas, o excesso de gordura pode sim, aumentar a chance de ter oleosidade excessiva da pele e o aumento do risco de aparecimento de acne. “Depois da Páscoa, noto na minha experiência clínica que alguns pacientes que estavam evoluindo bem com medicamentos prescritos têm uma piora do quadro de acne", comenta Marcelo Bellini, dermatologista e professor da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.

O que é excesso, doutor?
Depende da capacidade individual de metabolização. Em linhas gerais, 100 gramas ao dia representariam uma quantidade benéfica. É importante dizer que o chocolate é de fato muito calórico, mesmo os diet, que não têm açúcar, contudo tem maiores concentrações de gordura, o que pode resultar em ganho de peso.

Consumir chocolate em porções moderadas, sem exageros, no máximo 200 gramas, por dia na época da Páscoa e não se lambuzar de uma só vez é o ideal. O dermatologista orienta, que o hábito de consumir frutas, verduras, legumes e cereais ajudam no melhor funcionamento do intestino, facilitando a eliminação das gorduras, uma vez que estas são carreadas pelas fibras. “Ingerir grãos integrais como aveia, farelo de trigo que são principais "carregadores" da gordura facilitando a alimentação pelo nosso intestino, hidratam o que facilita diluição e eliminação por parte dos rins”, conclui o médico.

Em caso de exagero, aprenda a driblar esses efeitos
E com tudo isso, se ainda assim aparecer espinhas, em decorrência da oleosidade excessiva, escolha sabonetes que contenham ácido salicílico, enxofre, própolis ou hamomelis. E ele avisa: Não esprema nunca!

Fonte: www.diariodabeleza.com.br

0 comentários: