Você sabia que é possível evitar aquelas manchas faciais durante o verão? Para quem não sabe, nosso organismo é composto por uma porcentagem muito grande de água. Por isso, a ingestão de líquidos torna-se fundamental para uma vida saudável.

A água é super amiga da saúde! A pele, como nosso maior órgão do corpo humano, exige uma atenção mais especial neste ponto. A rotina de beber água em quantidade considerável, oito copos, por exemplo, com toda certeza vai deixar a cútis hidratada e bonita. Mas, não é só disso que ela precisa! Cuidados diários podem fazer a diferença.

O ideal seria que a pele ficasse macia e delicada ao toque em todas as estações. Ainda mais depois do verão. A tendência agora é o corpo ficar menos a mostra, porém, não se podem deixar de lado, os cuidados com a pele. Assim como a natureza brinda a chegada da nova estação com a queda das folhas das árvores, anunciando a renovação, a pele de quem passou as férias sob o sol também precisa ser renovada no outono. Afinal, o verão sempre deixa suas marcas. Mas, se além das doces recordações você está carregando manchas, “descascados” e ressecamento é hora de tomar providências.

Esfoliação e hidratação
São as palavras de ordem para recuperar a beleza e maciez da pele do rosto. “A desidratação da pele nessa época do ano é muito comum”, observa o Dr. Marcelo Schulman, mestre em Dermofarmácia e Tecnologia de Cosméticos. “Como o organismo perde mais água do que repomos, a pele vai ressecando e as células da superfície vão descamando, provocando o ressecamento e a aspereza”, completa Schulman, diretor-presidente da Vita Derm.

Pouca gente sabe, mas as manchas, além de provocadas por agentes químicos, também podem surgir em conseqüência de alguma disfunção do organismo. “À medida que a pele é exposta ao sol, fica mais morena, alterando seu pigmento natural na camada superficial, devido ao processo que as radiações ultravioletas A e B desencadeiam no organismo”, explica o cosmetólogo. Como conseqüência, a pele apresenta uma coloração irregular que dá origem às indesejáveis manchas de sol.

Para suavizá-las, homogeneizar e hidratar a pele do rosto, três passos são fundamentais: higienização, esfoliação e hidratação com proteção solar. Vale lembrar que é importante saber quais são os produtos mais adequados ao seu tipo de pele.

Higienização
Elimina as impurezas e resíduos que podem ficar na pele. É fundamental limpá-la com uma emulsão não muito oleosa, à base de extratos vegetais, como o Sabonete de Camomila.

Esfoliação
O mais apropriado é aplicar um peeling à base de microesferas de polietileno para eliminar as células mortas e as asperezas, como o Peeling de Laranja e de Lama/Quartzo.

Hidratação
Profunda Deve ser feita com cremes hidratantes à base de uréia, vitaminas A, C e E e Filtro Solar, como o Vita C Hidra Complex – FPS 10 e Vita C Nutri Complex, a Emulsão Facial New Active FPS 35.

Se as manchas persistirem, procure evitar a exposição solar até que a pele volte à cor natural, mas não deixe de consultar um profissional de estética ou o seu dermatologista.

Consultoria: Dr. Marcelo Schulman, Máster em Dermofarmácia e Tecnologia de Cosméticos

Fonte: www.diariodabeleza.com.br

0 comentários: